SMS e iPod podem causar dependência?

sms

Hoje em dia, a tecnologia digital parece fazer parte essencial das nossas vidas, a ponto de muitas pessoas não conseguirem mais se imaginar sem ela. Estar conectado tem sido uma das formas mais comuns de manter contato com amigos e estar informado sobre o mundo. Mas será que estamos ficando tão dependentes que isso pode afetar nossa saúde e bem-estar? Os pesquisadores Richard Ferraro, L. Wunderlich, Kayla Wyrobeck e L. Weivoda, da Universidade de Dakota do Norte, fizeram um estudo no qual encontraram dados que o uso excessivo de iPods e envio de SMS (mensagens de texto) podem estar relacionados com problemas de saúde mental, tais como depressão e ansiedade.

Estudos anteriores já haviam apontado que o uso excessivo de SMS está relacionado com problemas como ansiedade, distrações no contexto escolar, notas baixas, redução do contato social e/ou inquietação. Por isso, os pesquisadores imaginaram que essa mesma relação encontrada nos estudos sobre mensagens de texto também poderia ocorrer para o uso excessivo de iPods. Para obter esses dados, os pesquisadores usaram uma Escala de Autopercepção de Dependência de Mensagem de Texto (SPTMDS, Self-Perceptions of Text Messaging Dependency Scale) e escalas para avaliação dos níveis de Ansiedade e Depressão. A Escala de Autopercepção de Dependência de Mensagem de Texto já havia sido validada para o uso de SMS, então, os pesquisadores apenas alteraram algumas afirmações para avaliar se encontrariam os mesmos indicadores para o uso do iPod. Alguns exemplos das afirmações da escala eram: “Me sinto desapontado se não respondo mensagens/ não ouço meu iPod imediatamente”); “Gasto muitas horas com mensagens de texto/meu iPod”); “Não posso estabelecer qualquer novo relacionamento sem usar mensagem de texto/meu iPod”); “Às vezes me preocupo que a vida poderia ser chata e vazia sem mensagens de texto/meu iPod”).

Participaram do estudo 220 indivíduos (88 homens, 132 mulheres) com idade entre 18 e 69 anos. A análise dos dados demostrou que a dependência do uso de iPod está muito relacionada com ansiedade e depressão (isto é, com alta significância estatística). Isso quer dizer que, os indivíduos que apresentam dependência de SMS e iPod também tem altas chances de apresentar sintomas de ansiedade e depressão. Apesar disso, os pesquisadores relatam que poucos participantes apresentaram níveis clinicamente expressivos de ansiedade e depressão.

Richard Ferraro, Wunderlich, Kayla Wyrobeck e Weivoda também mencionam que embora o uso do iPod seja caracterizado como uma atividade individual e solitária, os resultados deste estudo sugerem que alguns aspectos desta dependência pode ser semelhantes à dependência do SMS. Apesar dos autores, mesmo sendo analistas do comportamento, não discutirem as possíveis funções este comportamento, podemos pensar em algumas explicações: o uso excessivo do iPod/SMS pode ocorrer porque a disponibilidade constante destas tecnologias funcionaria como reforçador imediato e isso manteria o comportamento das pessoas em alta frequência (por exemplo, ouvir as músicas preferidas, estar em contato com outras pessoas); nós sabemos que as consequências imediatas controlam o comportamento mais do que consequências remotas ou atrasadas. Ou ainda, o uso destas tecnologias poderia também funcionar como reforço negativo, ou seja, ter a chance de esquivar de tarefas chatas ou ter que interagir com pessoas numa situação qualquer.

Quer saber mais? Confira o estudo na íntegra:

Ferraro, R. R.; Wunderlich, L.; Wyrobek; K. & Weivoda, L. (2014). Does iPod Dependence Relate to Text-Message Dependence? Psychological Record (64), 499-502.

Texto escrito por Angela B. de Lorena

Doutora em Psicologia – UFSCar

Docente do Centro Universitário Central Paulista – UNICEP

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s